Capa » Cobertura Fotografica » Fórum de Desenvolvimento Sustentável e Comemoração “10 anos Cacicado” Terra Indígena do Guarita
Fórum de Desenvolvimento Sustentável e Comemoração “10 anos Cacicado” Terra Indígena do Guarita

Fórum de Desenvolvimento Sustentável e Comemoração “10 anos Cacicado” Terra Indígena do Guarita

Evento ocorreu durante a sexta-feira, 31 de janeiro de 2015, no Km 10, na Terra Indígena do Guarita, em Tenente Portela/RS e, que marcou a comemoração alusivas aos 10 anos de cacicado, do cacique Valdones Joaquim.

Realização do 1° Fórum de Desenvolvimento Sustentável Terra Indígena do Guarita concomitantemente com as comemorações dos 10 anos de Gestão do Cacique Valdones Joaquim demonstraram a grandiosidade e a importância da cultura indígena para a região. A presença de lideranças locais, regionais, estaduais e até mesmo de fora do Estado referenda a força da organização indígena. Promover um ato dessa magnitude demonstra a visão inclusiva que o Arranjo Produtivo Local tem das mais diversas culturas e formação étnica regionais, tendo a certeza de que não se discute desenvolvimento ignorando aspectos relevante da formação populacional local.

Durante o evento as instituições parceiras e que desenvolvem atividades apresentaram um relatos dos trabalhos realizados nos últimos períodos dentro da Reserva do Guarita, alguns aspectos chamaram atenção como o crescimento populacional da comunidade indígena que supera de longe o índice de crescimento populacional e o acesso a formação através de programas que estão possibilitando o jovem indígena ingressar na Universidade. Dentre as presenças no evento destacamos a do Reitor da universidade Federal Fronteira Sul,Jaime Giollo, prefeitos da Região lideranças políticas e coordenadores de entidades Cooperativas que desenvolvem atividades na comunidade como é o caso da coordenação da Cooperfamiliar que desenvolve projeto patrocinado pela Petrobras. A baixo alguns registros do evento.
O Evento proporcionou a todos os presentes o diálogo entre lideranças e população juntamente com a amostra de produtos e artesanato indígena que aborda aspectos culturais de uma população que gradativamente ocupa um espaço importante na sociedade contemporânea.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top