Capa » Notícias » Brasil » Bandeira vermelha deve continuar na conta de luz até o fim do ano, diz Aneel

Bandeira vermelha deve continuar na conta de luz até o fim do ano, diz Aneel

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino, informou nesta terça-feira, 4 de abril, que provavelmente as contas de luz continuarão com a bandeira vermelha patamar 1 acionada até novembro, quando encerra o período seco. Devido à falta de chuvas, a bandeira vermelha começou a valer no início deste mês.

“Muito provavelmente no período seco não haverá uma reversão da situação. Se hoje, no final do período úmido, já se justifica despachar térmicas acima do patamar que aciona a bandeira vermelha, não é provável que essa situação se reverta até o início do próximo período úmido”, disse Rufino.

A bandeira vermelha patamar 1, que está em vigor, implica uma cobrança extra de R$ 3 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) de consumo. Ela é usada quando é preciso acionar usinas termelétricas, cuja geração é mais cara.

O sistema de bandeiras tarifárias existe desde 2015 como forma de recompor os gastos extras com a utilização de energia das usinas termelétricas. A cor da bandeira é impressa na conta de luz (vermelha, amarela ou verde) e denota o custo da energia em função das condições de geração.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top